GAEIRAS
GAEIRAS
A Freguesia das Gaeiras tem como sede a Vila das Gaeiras e engloba as localidades de Casais do Alvito, Casais das Carmenais, Ponte Seca, Alto das Gaeiras, Moinho Saloio e Casais Pedrogão. Segundo os censos de 2021, tem 2.363 habitantes, tendo atualmente 2.129 eleitores recenseados na Freguesia.
PONTOS CRÍTICOS
A localização privilegiada da Freguesia, com acesso direto desde A-dos-Negros ao concelho vizinho, Caldas da Rainha, com quem faz fronteira, merece uma rodovia de excelência, mas não tem! As bermas da estrada são valas de escoamento de água cheias de lixo e manta morta, ornamentadas com contentores do lixo ao acaso, sem passeios ou ciclovias, sem passadeiras e sem sistemas de redução de velocidade. Mas não ficamos por aqui. A nível de infraestruturas temos muito para trabalhar. O acesso à barragem do Arnóia, um dos pontos de interesse da nossa Freguesia, é feito por 1,5km de terra batida. Não é este o cartão de visita que queremos dar, no entanto é a imagem que, quem nos visita, leva na memória.
Demograficamente, o grupo etário dos 0 ao 24 anos e +65 anos, representa perto da metade dos fregueses. É fundamental este grupo ter locais de lazer, espaços verdes, onde os mais novos confraternizem com os mais velhos, e estes, por sua vez, passem o seu conhecimento sobre os usos e costumes da freguesia, para que não se perca a sua identidade.
A gestão de recolha de resíduos urbanos é outro ponto que tem de ser falado e resolvido abertamente! Existe um regulamento, que determina detalhadamente, onde e como devem ser colocados os contentores, quando e em que condições são recolhidos os resíduos e quais as penalizações aplicáveis para quem não cumpra com o Regulamento. Abram os olhos! Pagamos todos os meses, na fatura da água, o serviço de recolha de resíduos.
AS NOSSAS PROPOSTAS
Os Municípios podem gerir estradas em perímetro urbano. Quer isto dizer que as estradas nacionais e regionais, localizadas nos perímetros urbanos, é da competência dos Municípios, assumindo estes, a jurisdição destas estradas com mais rapidez e podendo intervir e atuar sobre as mesmas. No nosso caso, interessa-nos a N115 e N8, particularmente.
Tudo faremos para pressionar a Câmara Municipal de Óbidos para em conjunto com a Autarquia, efetuar uma intervenção profunda nas nossas estradas, nomeadamente, na criação de trajetos pedonais e/ou ciclovias com a finalidade de prevenir de forma eficiente a segurança de todos os que nelas circulam, não esquecendo os espaços envolventes - bermas e valas de escoamento pluvial, a instalação de sistemas de controle de velocidade e passadeiras.
A freguesia tem uma densidade populacional de 230 habitantes por Km2. Vamos dedicarmo-nos de corpo e alma para lhes dar espaços verdes, com vegetação diversa que lhes proporcione sombra, com parques de recreio (infantis) para os mais novos e atividades para todas as idades, onde os fregueses possam confraternizar, ao ar livre ou em zonas abrigadas.
Será também o local ideal para se realizarem ações de sensibilização que promova o verdadeiro sentido de comunidade, onde se transmitam os usos e costumes de outrora, para que não se perca a identidade da freguesia.
O tempo de qualidade tem de voltar ao espírito da população e é isso que ambicionamos para os nossos fregueses.
Ao longo de toda a freguesia, os contentores de lixo passarão a ter sistemas de bloqueio eficazes, perto dos estabelecimentos e adequados aos mesmos. Faremos um estudo exaustivo das necessidades dos fregueses e apresentar uma proposta que vá ao seu encontro.
Vamos fazer cumprir o Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos da Câmara Municipal de Óbidos. Junto dos contentores, serão afixados os dias e horas de recolha de cada resíduo, bem como as coimas por incumprimento.
Serão realizadas ações de sensibilização que promovam a reciclagem, compostagem e reutilização de resíduos recicláveis, de forma a reduzir a produção de "lixo".