USSEIRA
USSEIRA
UM POUCO DE HISTÓRIA
Habitada por romanos e mais tarde por muçulmanos durante séculos, o território rural que sustentava Óbidos, a USSEIRA, foi reconquistada por D. Afonso Henriques em 1148, integrando definitivamente o território português, tendo-se tornado num território especial, doado sucessivamente a rainhas portuguesas - D. Afonso II doou Óbidos à rainha D. Urraca, D. Dinis doou a vila à rainha Santa Isabel.
A vila pertenceu à chamada Casa das Rainhas até 1834, o que lhe deu grande importância política e económica. Neste contexto, a USSEIRA era território agrícola estratégico, sendo o seu papel absolutamente central, a água que abastecia Óbidos, devido ao manancial existente na zona. Por esse motivo, a rainha D. Catarina de Áustria mandou construir o Aqueduto da Usseira em 1573, que ligava a nascente da Usseira à vila de Óbidos, com uma extensão aproximada de 3km à superfície e troços subterrâneos, sendo o primeiro sistema estruturado de abastecimento de água da vila de Óbidos. O Aqueduto da Usseira era essencial à sobrevivência da vila, tendo sido reparado várias vezes nos séculos XVII e XVIII.
Durante séculos, a USSEIRA foi uma comunidade agrícola típica, tendo como principais atividades o cultivo de cereais, moagem de grãos, criação de gado e produção alimentar. Os moinhos de vento eram um elemento marcante da paisagem e a agricultura manteve-se como base da economia até ao século XX.
PATRIMÓNIO RELIGIOSO E CULTURAL
Para além do Aqueduto, encontramos na USSEIRA a Capela de Santa Luzia, a padroeira da freguesia, tendo como características importantes os elementos arquitetónicos do século XVII, o púlpito de pedra considerado um dos mais importantes do concelho, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Fontanário e a Escola e Jardim de Infância.
Capela Santa Luzia
Fontanário
Igreja Nossa Srª do Rosário
Escola e Jardim de Infância
ATUALIDADE
A USSEIRA, como parte da freguesia de São Pedro, só em 28 de agosto de 1989 se tornou freguesia autónoma, pela lei nacional n.º 75/89, sendo a freguesia mais recente do concelho. Tem uma área de 7,12 km² e 954 habitantes, segundo o Censo de 2021.
As principais atividades são a agricultura, fruticultura, armazenamento de frutas e congelados e indústria de mobiliário.
FONTES DE INFORMAÇÃO E IMAGENS
Arquivo Distrital de Leiria (registos paroquiais);
Arquivo Municipal de Óbidos;
Junta de Freguesia da Usseira;
Instituto Geográfico Português;
Instituto Nacional de Estatística;